sexta-feira, 25 de março de 2011

Direitos de imagem no futebol: uma verdadeira patacoada



"Globo, a gente se vê por aqui". De novo!?
A renovação dos direitos de imagem dos times de futebol brasileiros para com as emissoras da TV aberta nada mais tem sido do que uma verdadeira novela. Por direito, a RedeTV! era a única que deveria ter por exclusividade a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem. Porém, o poder, o dinheiro, a chantagem e tudo de mais sórdido que você possa imaginar entrou no jogo. É analisando alguns fatos que vemos como o futebol já foi mais limpo.
A começar, vimos bem antes do inicio do “leilão” os principais clubes brasileiros ensaiarem o racha com o Clube dos 13, entidade que então negociava esses contratos. Misteriosamente (sic), foram os clubes que mais receberam dinheiro da então atual detentora dos direitos, a Rede Globo, e uma das primeiras a assinarem o contrato com a emissora em caráter individual. Como sempre consegue o que quer no Brasil, a emissora dos Marinho calou a boca do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e acabou acertando com quase todos os times do país ligados à entidade.
A Record, que hoje nem tão rival da Globo é, ofereceu preços exorbitantes para Corinthians e Flamengo, maiores times do Brasil e que, consequentemente, dão audiência (?). Atacou a rival das melhores (ou piores) maneiras possíveis, porém, calou-se rapidamente ao ser questionada sobre a origem de tanto dinheiro oferecido. Apesar de mais uma vez ter perdido a batalha, a emissora da Barra Funda pode até comemorar: em audiência, o efeito não seria o que mais se procura por lá. Porém, ficou no ar a dúvida – nem tão duvidosa assim –: de onde vêm as cifras?
E a RedeTV! ? Poderá ela ser considerada como uma cobaia? É capaz. Para que a emissora de Osasco possa transmitir os jogos, é necessário que a maioria dos clubes estejam de acordo, 20 precisamente. Porém, nenhuma equipe é a favor pelo fato mais óbvio: numa rede em que os 5 pontos são comemorados com festa, onde é que venderei a imagem de meus patrocinadores? Independente disso, Amílcare Dallevo já bateu o martelo e liberou a verba para a compra de equipamentos caríssimos e de alta definição, claro, levando a consideração de que a esperança é sempre a última que morre.
No fim das contas, a Globo sempre consegue o que quer. A Record tenta, late, mas no fim abaixa a cabeça e, para completar, a RedeTV! apenas serviu para constar num contrato que, pelo visto, ficará trancado na gaveta de alguma mesa, já que pelo andar da carruagem o Clube dos 13 está se desmanchando a cada dia que passa. E o telespectador? Fica preso aos horários em que já estão habituados, porém reclamam que as partidas de quarta-feira são tardes demais. A junção da acomodação daquele que assiste perante as condições de transmissão, mais o poder e “vaidade” da Vênus platinada faz com que mais uma vez isso seja dito: o futebol já foi mais limpo. E muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário