Olá, internautas
O Canal Viva continua a resgatar nostalgia entre os telespectadores saudosistas. A programação do canal da GLOBOSAT resgata verdadeiras preciosidades do baú da Rede Globo.
Atualmente, o maior destaque aparece em plena madrugada. É a novela “Vale Tudo”, obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres dirigida por Denis Carvalho e Ricardo Waddington.
É impossível não identificar a marca dos idealizadores de “Vale Tudo” na atual “Insensato Coração”, passados quase 25 anos. O desfecho da última cena do capítulo em preto e branco aparece nas duas novelas. Atores da “panelinha” de Braga aparecem nas duas produções. Nathalia Timberg, Antonio Fagundes e Gloria Pires dão o ar da graça.
O texto e o enredo de “Vale Tudo” surge, por incrível que pareça, mais leve e interessante em relação à atual “Insensato Coração”. Os mais jovens, que não enfrentaram o dilema da inflação no dia-a-dia, podem conhecer um pouco do passado econômico do País na novela dos anos 80. As personagens sempre comentam sobre a galopante corrosão da moeda.
A exibição de merchandising de produtos da época resgata marcas atualmente decadentes, como a Gradiente. O bate-papo sobre os avanços tecnológicos, que já entraram para a história, também chamam atenção, como Heleninha (Renata Sorrah) que ouvia um “laser”. Coqueluche máxima da época.
“Vale Tudo” é uma obra com personagens marcantes, como Odete Roitman (Beatriz Segall) que sobrevive no imaginário popular até hoje. Nesta época, Antonio Fagundes era um galã (alguns diretores e autores acreditam incrivelmente que ainda seja..). Os saudosistas da atriz Lidia Brondi também podem matar a saudade.
As reprises, como a atual “Vale Tudo”, resgatam muitos atores que se encontram fora da telinha há algum tempo. Outros encaram a dura realidade do tempo... Otávio Müller que o diga.
A escolha da exibição na madrugada é até compreensível. Caso fosse exibida no horário nobre, “Vale Tudo” poderia chamar mais atenção do que a própria “Insensato Coração” entre os telespectadores da TV paga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário