quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ibope de telejornais da Record cai; "JR" perdeu 13% este an


A Rede Record anunciou seis anos atrás que estava "a caminho da liderança", um ambicioso plano para superar a Globo. Aos poucos a emissora vai compreendendo que o caminho é longo, ainda mais se você não combinar com o telespectador. Há dois anos a Recoird parou de crescer. Em 2011, para piorar, tem ocorrido pequena, porém relevante queda de ibope em um dos principais produtos de uma TV, o jornalismo. Veja no gráfico abaixo a evolução, ops, involução da audiência dos principais telejornais da Record:
Arte Folha
Internet dá antes
É verdade que o fenômeno da queda de ibope em telejornais se estende a outras TVs. Curiosamente, apesar da oscilação para baixo, o share (% de TVs ligadas) no Brasil, segundo a medição Ibope, é o mesmo há 10 anos. Ou seja, as TVs continuam ligadas, mas estão sendo usadas para outras coisas, como assistir à TV paga, jogar videogames, ver um DVDzinho ou mesmo acessar a internet para ler esta maravilhosa, bem informada, interessante e fantástica coluna Ooops!, por exem...
...han, desculpe, meio que me empolguei.
Xuxa usava o cinto de segurança?
Nos últimos dias surgiu um vídeo com Xuxa dirigindo o carro, em um dos quadros de seu programa. No quadro ela realiza o sonho de uma garota. Especulou-se que Xuxa estava sem cinto, e que era uma péssima atitude, que ela representava um mau exemplo em rede nacional, mas que absurdo, onde já se viu, como pode uma artista conhecida como ela fazer isso etc etc... Enfim, as postagens dessa gente exageraaada que grassa na rede. Vejam o vídeo:
Reprodução/TV Globo
No destaque, o cinto esticado
No destaque, o cinto esticado
Sim, Xuxa usava o cinto de segurança
Agora vejam a imagem congelada. Ela deixa claro que, sim, Xuxa Meneghel estava de cinto de segurança. Só que a gola de seu casaco está arrumada sobre ele, além disso o ângulo da câmera também não ajudou nada. Xuxa foi filmada enquanto levava o ator Caio Castro, de "Fina Estampa", a Minas Gerais. Os dois viajaram para Minas apenas para realizar o sonho de uma telespectadora (Poliana) que queria conhecer o artista.
Agora...
...na próxima vez, quando Xuxa for buscar os convidados em seu soberbo Audi Q7, não custa nada deixar o bendito cinto de segurança visível. Não vai amarrotar a gola do casaquinho por causa disso;-)
Christopher Gannon/Associated Press
"A Fazenda": reality show para acalentar bovinos
"A Fazenda": reality show para acalentar bovinos
Mato acumulado
A atual edição de "A Fazenda" está dando 11 pontos de ibope na Grande São Paulo (cada ponto = 58 mil residências assistindo). O reality deve terminar com o epíteto de o segundo pior em audiência. "A Fazenda 4" foi superior apenas ao reality exibido no ano passado, que marcou 10 pontos de média. A despeito da má performance, a quinta edição do programa já está confirmada para julho de 2012, inclusive com duas cotas de patrocínio praticamente já fechadas. Uma das justificativas para o baixo ibope da atual edição foi o comportamento apático de alguns participantes.
Línguas soltas demais
Assim como outras empresas e emissoras, a Band está preparando um código de conduta para seus funcionários nas redes sociais. O código deverá se estender aos artistas também. A motivação, aparentemente, se chama "CQC".
Guerra dos humorísticos
Dos três programas com a mesma linha de humor, hoje no ar, o "Legendários" (Record) é o que tem maior média de ibope em 2011. O programa está com média de 10 pontos. Em segundo vem o "Pânico", com 8. Por fim, o "CQC, com 5 pontos. Vale lembrar ainda que, dos três, "Legendários", exibidos aos sábados à noite, é o que pega menos TVs ligadas. Mesmo assim, uma em cada cinco TVs ligadas na Grande São Paulo sintoniza o programa de Marcos Mion (o leitor deve ter parado nessa frase e exclamado: "Não acredito". Mas, sim, é verdade. "Legendários" já está na casa dos 25% de share.
Falando nele...
Mion se fez de vítima perseguida pela sociedade injusta por causa da última "Vejinha SP". O apresentador se considerou atacado pessoalmente e disse que teve frases usadas fora do contexto e de época. A revista fez longa reportagem sobre Rafinha Bastos, baixaria, TV etc. Mion esbravejou que foi citado porque a revista "está em guerra com a Record". Menos. Menos.
Quem é Legal
José Nêumanne Pinto
Nêumanne é um dos mais sensatos e interessantes comentaristas da TV aberta. Com minúsculas entradas no "Jornal do SBT" e "SBT Brasil", há anos espalha bom senso e coesão em meio ao noticiário que, muitas vezes, parece até surreal. O jornalista também merece elogios adicionais por seu último livro, "O que Sei de Lula" (Topbooks, 522 pgs. R$ 69). O livro, aliás, tem sido alvo de raivosas hordas lulistas. O problema das hordas é que não há como desmentir uma testemunha ocular e um grande jornalista.
A coluna recomenda o livro "O que Sei de Lula"
Quem Irrita
O novo "Two and a Half Men"
Era uma das melhores comédias de todos os tempos, mas com Charlie Sheen. A nova versão, com Ashton Kutcher, não parece ter futuro, e é visível que não há uma gota de química entre ele e Jon Cryer (Alan Harper). Infelizmente, tudo indica, "Two and a Half Men" está com os dias contados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário