quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Repórter Eco” homenageia 50 anos do Xingu

Maior reserva indígena do mundo, o Parque do Xingu comemora 50 anos e resiste às pressões no entorno da Ilha Verde, no estado do Mato Grosso. O programa “Repórter Eco” deste domingo (17/04), às 18 horas, na  TV Cultura, traz edição especial em homenagem aos povos indígenas, e entrevista Marina Villas-Bôas, mulher do sertanista Orlando Villas-Bôas.
 ”O índio não é predador. Nem na caça e nem na pesca. Se uma coisa lhe basta, ele não mata duas”. Com esta canção entoada pelo indigenista Orlando Villas-Bôas, o programa abre a reportagem sobre o Parque do Xingu. O Xingu nasceu em 1961, ao norte de Mato Grosso. Hoje, seus 2 milhões e 800 mil hectares abrigam cerca de 6 mil índios de 16 etnias.
 A população do Parque cresceu cerca de seis vezes em relação à década de 60. A pressão sobre os recursos naturais aumentou e as mudanças climáticas são sentidas, com aumento dos focos de incêndio. Com a facilidade de acesso por estradas, valores da cultura branca chegam com força e, com tantas mudanças, vale lembrar o que é encantador nas culturas indígenas.
 Uma exposição da fotógrafa Rosa Gauditano mostra a vida e os costumes do povo indígena. Ela expõe  nas fotos não só a beleza, mas a dor do cotidiano de um povo, muitas vezes excluído.
Com informações do site Fabio TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário