Está a maior confusão entre a Globo e entidades protetoras dos animais.
A novela Insensato Coração passou uma informação errada para o público. A personagem de Camila Pitanga se recusou a colocar a mão em um gato, pois está grávida e poderia pegar toxoplasmose.
Na verdade, a doença só é transmitida pelo gato se a pessoa ingerir as fezes do bicho.
Os protetores estão usando redes sociais para divulgar a informação correta sobre a doença. Eles temem que as pessoas sejam influenciadas pela Globo e comecem a abandonar seus animais de estimação.
A emissora ainda não disse se vai se retratar ou não.
A resposta oficial da Globo para uma das protetoras é: "A cena registra o encontro entre a personagem Carol (Camila Pitanga) - que está grávida - e um gato de procedência desconhecida. Na sequência, o desfecho da trama é conduzido pelo personagem André (Lázaro Ramos), que, sem conhecer as formas de contágio da toxoplasmose, vai em busca de mais informações sobre o assunto. Lembramos que nossas novelas são obras de ficção - como tal, sem compromisso com a realidade e inseridas na categoria entretenimento -, que desempenham o papel justamente de suscitar o interesse, a curiosidade e a reflexão sobre temas da atualidade. Está a cargo de outros programas da nossa grade de programação esclarecer e informar o telespectador com opiniões de especialistas e resultados de descobertas científicas. A importância da consulta a profissionais de saúde, aliás, é destacada sempre em nossas coberturas jornalísticas, assim como nas campanhas institucionais de entidades do segmento que a Rede Globo veicula gratuitamente com regularidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário