sexta-feira, 24 de junho de 2011

RELEMBRE: Megatom (1999)

 Depois de fazer grande sucesso como o João Canabrava, na Escolinha do Professor Raimundo (1990), e como o Ribamar, em Sai de baixo (1996), Tom Cavalcante estreou seu próprio programa, o Megatom. Nele, o comediante interpretava cerca de 20 personagens, entre tipos cômicos e paródias de atores e cantores famosos, em esquetes cômicos e musicais que satirizavam fatos do cotidiano brasileiro. Também eram entrevistados convidados, como as cantoras Ivete Sangalo e Baby do Brasil, com quem Tom Cavalcante dividiu o palco na estréia. 
A maior parte dos personagens vividos por Tom Cavalcante no Megatom eram inéditos – como o pão-duro Figueira e a emergente Ivonete, que nunca se separava de sua cadela Tchutchuquinha –, mas também havia tipos já conhecidos do público, como o próprio João Canabrava e o aposentado Venâncio, que ele já apresentara no teatro. 
Outros personagens marcantes do Megatom foram Flamarion, um motorista de van bronco, do tipo que come rabada e guarda os ossinhos no bolso para chupar mais tarde; Merval, um otário que é passado para trás por todos, especialmente pela esposa; e Raymond, cabeleireiro gay que fazia o maior sucesso com as mulheres, para o seu desgosto. 
Um dos maiores destaques do programa foi o Pitbicha, uma brincadeira com a homossexualidade enrustida de certos jovens brigões, os pitboys. O quadro passaria a ser exibido, depois, no Zorra total
As gravações do programa aconteciam em São Paulo, no Teatro Ópera, com a participação de platéia e grande rotatividade no palco, já que os personagens nunca apareciam no mesmo cenário. Uma vez por mês eram gravadas externas, como uma sequência em um engarrafamento ou numa praia. 
Em maio de 2001, Megatom ficou fora da grade de programação por quatro semanas devido às transmissões do Campeonato Paulista de Futebol. Nesse período, Tom Cavalcante passou a participar dos programas Domingão do Faustão (1989) e Zorra total (1999). Em junho, a emissora decidiu suspender o programa.
Nota escrita por Bruno Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário