segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ary Toledo

Ary Christoni de Toledo é o nome inteiro de Ary Toledo. Ele nasceu na cidade de Martinópolis, em 22 de agosto de 1937. Na época essa cidade era distrito de Regente Feijó, interior de São Paulo. Ary Toledo, porém, criou-se em Ourinhos,cidade maior , onde estudou. Aos 22 anos mudou-se para a capital paulista e  começou sua carreira artística.
Ele estava com 22 anos, quando lançou-se no Teatro de Arena, em São Paulo, como ator. E só cinco anos mais tarde transformou-se num humorista de sucesso. É também cantor. Seu estilo satírico fez com que granjeasse uma fama nacional. Sua carreira foi feita principalmente de shows e aparições solo, por todo canto. Passou a contar piadas, que se tornaram célebres e elas são inúmeras. Dizem que seu repertório inclui 30000 delas. São shows, discos, programas de TV,livros e atualmente internet. Imbatível. São piadas de todo gênero, embora ele próprio prefira as de português atrapalhado,algumas sobre o estilo folclórico de Vicente Mateus, ex-presidente do Esporte Clube Corinthians. Mesmo na época do regime militar, Ary Toledo não temia a censura e ficou célebre um dia em que disse;”Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato”, referendo-se ao Ato Institucional nº 5. 
Ary reconhece que faltam bons redatores de humor e humoristas. “Temos muitos imitadores, mas os grandes nomes são ainda os mesmos: Chico Anísio, Jô Soares, José Vasconcelos, Juca Chaves, Sérgio Rabelo. Novos, tem só o Tom Cavalcanti e o Pedro Bismark”.
E segundo pessoas mais próximas, ele tem mais de 60.000 piadas no seu computador e considera-se um garimpeiro do humor e um ícone da comedia brasileira.
Ary Toledo foi casado com a atriz e vedete Marly Marley por 40 anos, mas não tiveram filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário