quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Governo Lula investiu 17 milhões em produções de TV para Band, Record, RedeTV e outras


Em 2009 apenas 8 milhões de reais foram investidos, mas por meio do governo Lula o incentivo à cultura veio crescendo e no ano passado 17,7 milhões de reais em projetos só para a TV, em incentivo pela cultura dado pelo governo federal, e ajustado pela ANCINE, receberam auxilio. Já aprovados para este ano, de 2011, 20 milhões para programas, animações e seriados voltados a televisão, dos 84 milhões totais do projeto. E as inscrições vão até 18 de fevereiro.

No último ano vários projetos foram aprovados e executados, alguns ainda não exibidos, destacamos diversos programa para a TV Brasil e TV Cultura como: Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma; Na Boca do Povo; 1937-45 Os Golpes do Estado Novo; Expedições Burle Marx’ e outros. Mas também podemos citar exemplos em redes grande de televisão, confira todos apoiados pelo governo e o valor investido a seguir:

Band TV, série de ficção, em parceria com a Caju Produções, título de “Primeira Página” - Jaqueline é repórter investigativa do jornal ‘Primeira Página’. Por meio de suas reportagens, denuncia a degradante situação social brasileira. Ao mesmo tempo, a repórter precisa resolver seus problemas pessoais e ajudar as colegas Maria Clara, Mirna e Carina. Com investimento de 1 milhão de reais.

History Channel, canal por assinatura, série documental de 4 episódios, com a Conspiração Filmes, sob o titulo de “Terra Prometida” - A verdadeira postura do Brasil diante do terror do Nazismo é, ainda hoje,     praticamente desconhecida. Muitos acreditam que o país cumpriu, pelo menos em parte, seu compromisso oficial de ajudar os judeus a fugir da Alemanha nazista, e de capturar e punir os criminosos de guerra. No entanto, documentos históricos mostram que isso não poderia estar mais distante da verdade. Onde foram investidos R$500 mil.

RedeTV, título de “Unidade Básica”, co-produzido pela Gullane Entretenimento, uma série de 8 episódios, reinaugurando o setor de dramaturgia da emissora - Série centrada em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da periferia de São Paulo. Médicos e pacientes são humanizados, e precisam lidar não só com os problemas do trabalho como também com questões pessoais. As doenças dos pacientes servem de gancho para retratar momentos de crise, que expressam problemas ligados à vida deles. Com 1,5 milhão investido.

Ainda pela RedeTV, uma série documental com nome de “Transplante – entre a vida e a morte”, produção da Medialand (que também produz o “Operação Policial”, exibido na emissora), e investido R$1 milhão.

Veja o resumo - O programa mostra o dia-a-dia de médicos, residentes e enfermeiros que trabalham com
transplantes de órgãos, salvando vidas em hospitais brasileiros.

A Band junto com a Mixer, recebeu investimento (o maior de todos o ano passado) de 2 milhões de reais, para produzir a série “ Julie e os Fantasmas”, em 26 episódios. Em que Juliana é uma menina de 15 anos, muito tímida, cujo maior sonho é ser cantora. Um dia ela conhece os Phantoms, banda que faria muito sucesso hoje, se, no primeiro show deles, nos anos 80, um problema elétrico não tivesse matado os três rapazes. Ao lado dos Phantoms, Juliana percebe que seu sonho pode se tornar realidade.

TV Record, com 200 mil reais, para criar o programete “Minuto na TV – Esporte” - Em episódios com 1 minuto de duração, a série fará um registro documental do esporte. ‘Minuto na TV – Esportes’ promete ser um aquecimento para as Olimpíadas de 2012. Espectadores poderão enviar seus próprios vídeos, que passarão por uma triagem para  serem exibidos na televisão.

TV Brasil, TV Cultura, RBS TV (afiliada da Globo), Canal Brasil (da Globosat) e MTV, com a série “Descolados 2”, também receberam grande investimento, mas não detalhado acima. Para a TV foram investidos mais de 17 milhões em 23 projetos de 21 produtoras diferentes, para 9 canais diversos de TV. Iniciativa do Governo Lula para incentivar as produções nacionais na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário