Insensato Coração tem algumas características que a diferem de outras novelas. Uma delas é a fotografia.
Normalmente, novelas têm uma iluminação "chapada". Tudo é muito claro, iluminado uniformemente. Na novela das 21h da Globo, nem sempre. Alguns ambientes e personagens apresentam sombras, como nos filmes policiais.
O blog perguntou ao diretor-geral da novela, Dennis Carvalho, o porquê dessa linguagem. Confira o que ele respondeu, via e-mail:
R7 - Qual é o objetivo ao optar pelo uso de sombras?
Dennis Carvalho - A proposta é sempre oferecer soluções para contar a história da melhor maneira possível. É natural, pelo menos para mim, buscar novas linguagens. É uma maneira de nos renovarmos. É um exercício estimulante.
R7 - Ao colocar sombra nos atores, você estaria querendo indicar ao telespectador que todos temos um lado escuro, que tentamos esconder?
Dennis Carvalho - Não. A iluminação ajuda e muito a dosar a emoção das cenas. E isso ajuda, obviamente, a dar um ar mais soturno nas cenas do vilão, por exemplo. Mas em outros núcleos nem sempre esse recurso é usado.
R7 - Houve alguma obra (filme, série) que o inspirou?
Dennis Carvalho - Nada em especial. É claro que lanço mão de referências que ajudaram na minha formação, mas não há nada específico que tenha tomado como base. A grande fonte de inspiração é mesmo a trama.
R7 - Não ficou com medo de rejeição por parte do público? Ou cometeu essas ousadias justamente porque as cenas externas são muito belas, iluminadas, e fazem uma compensação das imagens captadas em estúdio, mais escuras?
Dennis Carvalho - É claro que sempre criamos expectativas, especialmente quando começamos um trabalho, um projeto. Mas não tive medo de rejeição, pois acredito que seja muito mais uma forma diferente de chamar a atenção para a história.
R7 - Pretende manter essa linguagem ate o fim ou a rotina industrial da produção de uma novela não permite?
Dennis Carvalho - A linguagem será mantida, pois faz parte da estética escolhida para Insensato Coração. A rotina de uma novela realmente nos exige agilidade. É um desafio driblar esse ritmo. Mas tudo fica bem mais fácil quando o trabalho é realizado por profissionais integrados, como acontece com a minha equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário