O ano que vem pode ser marcado por um ligeiro ajuste na estratégia da Globo para sua segunda linha de shows exibida às terças, quintas e sextas. Desde 2009, a emissora aposta em várias séries com temporadas curtas para a faixa das 23h, reservando para o primeiro período programas de linha (aqueles que são exibidos durante todo o ano), como o “Casseta e Planeta”, “A Grande Família” e “Globo Repórter”.
Mesmo com índices menores do que marcavam há 5 anos, por exemplo, essas 3 atrações conseguem manter uma audiência equilibrada durante todo o ano, o que resulta em menos preocupação para os responsáveis pela programação já que possuem público cativo. “Casseta e Planeta”, “A Grande Família” e “Globo Repórter” já estão garantidos na grade de 2011.
Já a segunda linha de shows é ocupada por um revezamento de produções que, por um lado, dá um ar de investimento e renovação constantes. Entretanto, mostram os números, essa faixa oscila mais já que nem sempre a série que estreia atende ao mesmo público da produção que estava no ar. Por isso, ainda de uma forma muito discreta, há quem defenda que a partir do próximo ano a Globo exiba séries com temporadas maiores, diminuindo o revezamento de novos títulos na faixa das 23h. Além de prender o público por mais tempo, pode ser uma forma de economizar com projetos.
Também de um forma muito discreta, já circula pelos bastidores da Globo a informação sobre o remanejamento do “Profissão Repórter”. O programa comandado por Caco Barcelos deve voltar para o “Fantástico”, onde ocupará lugar de destaque. Se a estratégia sairá ou não do papel só o tempo dirá, mas o fato é que a ordem é para engordar a audiência do final da noite.
Por: José Armando Vannucci / Parabólica
Nenhum comentário:
Postar um comentário