terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atrações populares que marcaram época


Quem nunca assistiu aos programas “Ratinho Livre”, “Leão Livre” ou “Festa do Mallandro”? Pois é, estes são apenas alguns exemplos de atrações populares, e que atingiram elevados índices de audiência enquanto permaneceram no ar. Mais do que isso, tais programas apresentaram um jeito novo de se fazer televisão, focados nas classes menos abastadas.
{38b033ea-760e-4b5a-89a3-3054fbcc3e3b}_f55816_250x200x0
Ratinho Livre: Comandado por Carlos Massa, o Ratinho, o programa teve sua exibição entre os anos de 1997 e 1998. A atração que era apresentada de segunda a sexta, a partir das 20h30, chegou a incomodar a Rede Globo, vencendo as principais produções da rede por semanas consecutivas. A título de exemplo, em uma de suas exibições, o programa chegou a registrar 38 pontos de pico em São Paulo, algo inédito até então nas noites da Rede Record.
Curiosidades
- Diante do sucesso conquistado, o programa chegaria a ocupar mais de duas horas e meia na grade noturna da emissora.
- Um dos quadros principais do programa, o polêmico “Teste de DNA”, teve sua duração encurtada no começo de 1998, até diante de protestos por parte do Ministério Público Federal e de alguns telespectadores.
- Foi no “Ratinho Livre”, que nomes como Rodolfo e ET se projetaram nacionalmente. Outro nome que merece destaque é o de Azulão, funcionário da Rede Record, que chegaria a emplacar um hit como cantor, através da música “Solta o Azulão”.
Leão Livre
gilberto-barros-333
Com a saída de Ratinho para o SBT, em meados em 1998, coube a Gilberto Barros, o Leão, o comando da faixa noturna da Rede Record. Em seu período inicial, o programa se manteve na faixa das 20h30, garantindo uma média de 10 pontos na capital paulista.
Curiosidades
- Em muitos momentos, especialmente após o término do “Ratinho Livre”, do SBT, a atração conquistava a liderança de audiência, obtendo índices superiores aos 18 pontos de audiência.
- Com o passar do tempo, até diante do desgaste natural, o programa passou a ser exibido na faixa das 23h30.
- “Leão Livre” não foi o primeiro programa apresentado por Gilberto Barros na Record. Na época, final da década de 90. o apresentador já acumulava a apresentação de mais duas atrações, “Disque Record” e "Cidade Alerta”.
- Certo tempo depois, o apresentador seria convidado para apresentar um novo projeto na emissora. “Quarta Total”, como ficou conhecido, tornou-se um verdadeiro sucesso, atingindo elevados índices de audiência.
Festa do Mallandro
7758761.sergio_mallandro_255_294
Um dos programas de maior sucesso da parceria CNT/Gazeta. A atração era composta de musicais, jogos, e claro, não menos importante, das brincadeiras com as “Mallandrinhas”.
Curiosidades
- O programa era apresentado todo sábado, em duas exibições, a primeira, a partir das 16h00 até às 19h30, e a segunda, a partir das 21h30 até 00h30.
-Foi no “Festa do Mallandro”, que a modelo Lívia Andrade, hoje no SBT, ganhou projeção.
- Um dos momentos épicos do programa, aconteceu quando a atração comandada por Sergio Mallandro ultrapassou a Rede Globo. Na ocasião, a TV Gazeta de São Paulo chegou a registrar 18 pontos de pico, contra 12 da emissora carioca, 07 da Rede Record e 05 do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário