Cláudia (Giovana Antoneli) quer a todo custo se casar com Rubinho (Victor Pecoraro) mesmo que a mãe do rapaz, Maruschka (Marília Pêra), seja contra e queria que ele que fuja do compromisso. No entanto, em uma viagem à Colômbia, Cláudia vai se apaixonar por Vicente (Ricardo Pereira) que estava lá para tentar recuperar o amor da ex-namorada, Lucena (Grazi Massafera). Esse é o enredo da nova novela das sete da Rede Globo, “Aquele Beijo”, que apresenta uma abertura que homenageia justamente essas confusões amorosas recorrentes nesse popular gênero de programa televisivo.
Em 1982, a abertura de “Final Feliz” trazia uma seleção de clássicos beijos do cinema americano. Em “Aquele Beijo” a lembrança é agora prestada aos beijos marcantes das novelas brasileiras através de um tratamento videográfico mais sofisticado.
Rastros de batom passeiam sobre um papel de carta, formando corações. Entre eles são exibidas cenas de beijos clássicos de novelas antigas, apresentados como manchas fluidas em tons rosados, algo como gotas de lágrimas sobre o papel.
Um dos casais mostrados são os atores Giovana Antoneli e Murilo Benício da novela “O Clone”. No entanto, Antoneli é a protagonista de “Aquele Beijo”, o que pode causar certa estranheza.
Ao final, uma marca de um beijo também de batom é revelado como o logotipo, cujas palavras formam os traços da boca. Composição que torna a leitura complicada, apesar da ideia, mesmo literal, ser interessante.
Dessa forma, a abertura revela a que o título faz referência: àquele beijo estilo novela, demorado, apaixonado e quente que muita gente sonha em protagonizar na vida real. Também lembra a emoção de quem assiste à espera do tão sonhado beijo dado entre o casal protagonista.
Em relação a trilha sonora, um dupla inusitada aparece cantando um clássico da bossa nova. Xuxa acompanha Daniel Jobim na famosa Garota de Ipanema. No entanto, a voz aguda da apresentadora conferiu um tom demasiado infantil e feminino à música.
Miguel Falabella, autor da novela, disse em entrevistas que “Aquele Beijo” é uma homenagem às novelas mexicanas. Pelo menos na abertura, pode-se ver essa clara alusão, já que a apresentação chega a ser um tanto cafona e kitsch e parece se assumir como tal.
OS BEIJOS MOSTRADOS NA ABERTURA
- José Mayer e Helena Ranaldi (Laços de Família – 2000);
- Lima Duarte e Maitê Proença (O Salvador de Pátria – 1989);
- Walmor Chagas e Aracy Balabanian (Locomotivas – 1977);
- José Wilker e Susana Vieira (Anjo Mau – 1ª versão – 1976);
- Murilo Benício e Giovana Antoneli (O Clone – 2001);
- Du Moscovis e Carolina Ferraz (Por Amor – 1997);
- Taumaturgo Ferreira e Malu Mader (Top Model – 1989);
- Francisco Cuoco e Dina Sfat (O Astro – 1ª versão – 1978)
- Cláudio Marzo e Regina Duarte (Carinhoso – 1973)
ABERTURA
Ficha Técnica
Ano: 2011
Canal: Rede Globo
Produção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein
Trilha: “Garota de Ipanema”(de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, por Xuxa e Daniel Jobim)
Canal: Rede Globo
Produção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein
Trilha: “Garota de Ipanema”(de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, por Xuxa e Daniel Jobim)
Blog Televisual
Nenhum comentário:
Postar um comentário