Os erros e acertos de uma emissora bem se sabe, reflete diretamente em seus números que podem ser constantemente positivos com pequenas oscilações ou constantemente negativos com oscilações negativas preocupantes.
O que cada emissora exibe em sua grade é de responsabilidade de sua alta cúpula, da qual se esperava um estudo detalhado do que será exibido visando agradar ao publico que prestigia a emissora. Percebe-se nesses profissionais uma capacidade além da que possamos imaginar ao menos em parte desses profissionais, que conseguem concretizar trabalho após trabalho um bom resultado para suas emissoras e seus telespectadores.
Uma rápida passagem por algumas das principais emissoras possibilita entender o funcionamento desses erros e acertos, vamos conferir.
REDE GLOBO:
Acerto: A teledramaturgia da casa esta mais do que nunca em alta, fechando Audiência com medias não alcançadas há algum tempo, é indiscutível a qualidade da equipe de dramaturgia da emissora carioca, o que se contesta porem é a concorrência no horário que muitas vezes oferecem programas considerados fracos se visto em relação às telenovelas. Destaque para a novela “Insensato Coração”, que já marcou picos de 44 pontos dando um enorme fôlego para a emissora no horário de sua exibição.
O erro da TV Globo, parece estar em ter investido no programa “Bem Estar”, que embora seja líder de audiência muitas vezes demonstra certa dificuldade em manter a colocação já que o infantil exibido pela emissora concorrente caiu na graça das crianças que alavancam a audiência do mesmo. Outra emissora concorrente, a TV Record exibe no horário um programa parecido que também da sinais de desgaste no formato.
SBT:
O Sistema Brasileiro de Televisão tem apostado em uma grade com muita diversão, sem noticiários massificados, parece estar dando certo alavancando as audiências da casa. O grande acerto do momento parece ser o investimento da emissora no humor, representado pela “Praça e Nossa”, que atualmente é a segunda maior audiência da casa, e pelo programa Silvio Santos que entre um e outro quadro, mostra sempre a irreverência de seu apresentador e de seus convidados que fazem gargalhar a muitos brasileiros.
Todavia o SBT tem grandes motivos para lamentar seu pior erro neste momento, pois se na rede Globo a dramaturgia vai muito bem, na emissora da anhanguera a realidade é outra e bem amarga. O folhetim “Amor e Revolução” era uma grande promessa para revolucionar a audiência da casa. Ficou só na promessa e a novela não emociona, e não agrada ao publico que não pensa duas vezes em mudar de canal durante sua exibição e derrubar a audiência da casa bruscamente. O folhetim acumula recordes negativos de aproximadamente 3 pontos, enquanto a estimativa era de que a novela marcasse media de 6. O autor parece ter errado na dose excessiva de agressões pesadas mostradas no inicio da novela e como a primeira imagem é a que fica o resultado é catastrófico.
REDE BANDEIRANTES:
A emissora esta comemorando uma fase, que se pode considerar muito boa se visto pelas pretensões da casa. Sabe-se que a Band não tem ao menos no momento a pretensão de ser a líder de audiência ficando feliz com os índices que vem alcançando. Um dos seus grandes acertos sem duvidas nesse momento é o programa de Danilo Gentilli, que vai ao ar no final das noites. O Programa “agora é tarde” vem alcançando bons resultados para a casa com media de 5 pontos na faixa da meia noite. Uma comparação feita ao programa de Jô soares na rede globo, faz aumentar ainda mais a confiança da emissora no programa. Jô registra para a globo uma media de 7 pontos, o que mostra que a Band e Gentilli estão em um bom caminho.
O erro da Bandeirantes, não é de tão fácil analise que já que para a pretensão da casa todos seus programas oferecem aquilo que é esperado. Portanto é possível considerar eu o erro da emissora é a falta de investimento em qualidade de transmissão, isto posto perante as significativas quedas de sinais que a emissora apresenta em algumas partes do país, no interior do estado do Rio de Janeiro, região sul, a falta de investimento da emissora e sua retransmissora de sinal gera um grande desconforto aos telespectadores já que a imagem congela minuto após minuto freqüentemente.
REDE TV:
O acerto é obvio e incontestável, o Pânico na TV Briga pela Liderança da Audiência algumas vezes, na maioria delas conseguindo se posicionar na vice vencendo as rivais SBT e Record. O programa que investe em humor pesado é um grande destaque na emissora que não tem La muitos acertos. Apesar do episodio deprimente da piada feita no sepultamento da cantora Amy Whinehouse, o programa ainda é engraçado de se ver.
A Rede TV acumula erros não só na programação, mas também no comportamento com funcionários e colaboradores, que não tem obtido seus respectivos pagamentos efetuados em dia. Na programação o excesso de merchandising cansa o telespectador que é veemente na decisão de mudar de canal entre um programa e outro e que acaba não voltando mais.
REDE RECORD:
Sem duvida é um momento delicado para a emissora na historia da TV, entretanto a casa também acumula acertos que coincidentemente ou não são na área da teledramaturgia. A emissora tem apresentado muita força nessa área com novelas que agradam o publico. As que atualmente estão na grade da emissora são “vidas em jogo” e “rebeldes” que garantem a vice para a emissora. Outros sucessos na área também já estiveram na tela da Record como a novela “Mutantes”.
A emissora que se estagnou em relação a jornalismo tem nele seu maior erro nesse momento, as noticias repetitiva e uma queda abrupta na credibilidade dos informativos trouxe o desgaste de vários formatos antes bem sucedidos como o “hoje em dia”. O desgaste refletiu na audiência da casa que cai muito no horário de exibição de alguns jornalísticos. No mais o jornalismo mundo cão, representado pelo cidade alerta também parece ter caído na impopularidade do publico não conseguindo alcançar media maior que 7 pontos. Perdendo a vice liderança para o SBT.
Erros e acertos são comuns em qualquer esfera de vida humana, o mais bonito em errar é reconhecer o erro e caminhar rumo ao acerto. Na mídia não é diferente reconhecer um erro e acertá-lo mais que uma virtude é um ato de sabedoria e competência dos profissionais que representam uma emissora.
TV FOCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário