A Rede Record ocupa a vice-liderança desde 2007, e há alguns anos atrás, a mesma se dizia caminhar rumo à liderança e de fato, chegou a incomodar a “poderosa” Rede Globo com várias de suas atrações, como por exemplo: “A Fazenda”, “Hoje em Dia”, “Fala Brasil” e tantas outras.
O telejornal matutino da emissora dos bispos, “Fala Brasil”, que no seu início enfrentou diversas críticas, hoje aparece como consolidado na liderança durante o seu horário de exibição, e o reality show “A Fazenda”, também faz com que a Rede Record alcançasse a liderança em diversas praças como, por exemplo, no Rio de Janeiro.
O “Hoje em Dia”, que atualmente amarga a terceira colocação, já foi líder em seu horário de exibição quando Britto Júnior, Ana Hickmann, Edu Guedes e Chris Flores apresentavam.
Porém, hoje não se fala que a Rede Record ameaça a Globo, e sim que a mesma é ameaçada pelo SBT.
O SBT que perdeu sua vice-liderança, e após disso mergulhou em grande crise, ultimamente vem ressurgindo e mostrando-se com inovação e uma programação que agrada todos os públicos, principalmente aos da “Classe C”, e por isso a emissora de Silvio Santos vem buscando cada vez mais investir em produtos que agrade estes últimos.
Em anos anteriores, o SBT apenas via sua audiência ser ascendente com “Sobrenatural”, e que após o término desta série, o público que a assistia, acabou migrando para emissoras dos bispos que passou a exibir “C.S.I” no mesmo horário.
No início, a série “C.S.I” se tornou um grande sucesso e alcançou impressionantes 21 pontos de pico, chegando “assustar” a Rede Globo que no mesmo horário exibia a sua tradicional “novela das nove”, quadro diferente dos últimos meses: Rede Record reprisando capítulos, e em muitos momentos, ser derrotada pelo “Programa do Ratinho” do SBT.
Ainda se tratando da audiência na capital paulista, a Rede Record acompanha o seu sensacionalista programa policial, “Cidade Alerta”, levando uma “surra” do seriado “Chaves”.
A queda da emissora dos bispos é ainda mais impressionante, pois a mesma bateu recorde negativo da “Média Mês” em várias praças como em Campinas, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal, Goiânia, Vitória. Se em alguns anos atrás os índices em Belém foram de sucesso, atualmente as coisas não parecem favoráveis à mesma, pois nesta praça também houve recorde negativo no ibope.
Há alguns meses atrás, a emissora do Edir Macedo ocupava na vice-liderança isolada no Distrito Federal, e hoje a diferença entre ela e o SBT é de apenas 0,6 pontos na Média Mês, e sem contar que a emissora de Silvio Santos bateu recorde positivo em audiência nesta praça.
O SBT também fechou em recorde positivo de audiência em outras praças, como em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Vitória, sendo que nestas duas últimas, a emissora do Silvio Santos registra a vice-liderança isolada.
Em Belo Horizonte, a disputa entre as duas emissoras é ainda mais acirrada, pois a diferença entre elas é de apenas 0.1 pontos.
E no Rio de Janeiro que é a segunda maior Praça do Brasil, apenas 0.6 pontos separam o SBT da vice-liderança.
As praças em que a Rede Record se vê “livre” do SBT são apenas em Florianópolis e Belém, pois na capital catarinense, a emissora dos bispos, na sua Média Mês, obteve 4.1 pontos, enquanto a Rede Bandeirantes ocupou a terceira colocação com 1.4 pontos e a emissora do Silvio Santos amargou a quarta colocação com 1.3 ponto e na capital paraense, obteve 10.9 pontos de média, enquanto o SBT ficou em terceiro com 7.7 pontos e a Rede Bandeirantes na quarta colocação com 4.4 pontos.
De modo geral, o SBT e a Rede Record voltaram a “brigar” pela vice-liderança, sendo que este fato é constatado pela Média Mês no PNT, pois a diferença entre elas é de apenas um ponto ou mais especificamente, 0.9 ponto.
Ou seja, volto a dizer que esqueceram de avisar ao Edir Macedo que a sua emissora está distante da liderança e muito perto da terceira colocação.
Será que agora é a vez da Record?
Nota escrita por Bruno Arantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário