sábado, 28 de maio de 2011

André descobre que seu pai está com câncer em "Insensato Coração"

  • Lázaro Ramos em cena de Insensato Coração (março/2011)
    Lázaro Ramos em cena de "Insensato Coração" (março/2011)
André (Lázaro Ramos) vai descobrir que seu pai está com câncer, em "Insensato Coração". No capítulo 128, previsto para ir ao ar em meados de junho, André está dormindo em seu apartamento e é acordado por um telefonema. Do outro lado da linha, um médico de um hospital público diz que um homem foi encontrado na rua, passando mal e com seu telefone no bolso. De início, ele finge não ligar, mas vai até a unidade hospitalar com Beto (Petrônio Gontijo) e constata que é seu Gregório (Milton Gonçalves) quem está internado. Ao ver o pai dormindo, pensa que ele está bêbado, mas o médico avisa que suspeita que ele esteja com câncer.

Por causa das condições do hospital, o próprio médico sugere a André que interne seu pai em uma unidade particular se o designer tiver condições financeiras para isso. Confira, a seguir, o diálogo da cena que acontece no hospital público, quando André e Beto encontram Gregório dormindo em uma das macas:

André - Não vem ninguém falar com a gente!
Beto - Tem que tirar ele daqui, André.
André - E levar pra onde?
Beto - Pra um hospital particular!
André - Para o meu pai curar porre não precisa de luxo, aqui tá bom.

Nesta hora, o médico se aproxima:
Guerra - Então, é o seu pai mesmo? Eu sou o Dr. Guerra, fui eu que liguei pro senhor.
André - Não é a primeira vez que eu vejo ele neste estado, doutor. Isso é o normal dele. Já está no soro, daqui a pouco acorda e corre pro botequim.
Guerra - Não é bem assim. Ele tava muito alcoolizado, foi encontrado caído, mas chegou aqui se queixando de muitas dores na perna esquerda, me parece que houve uma fratura na queda. Precisa de um raio-x e de uma série de outros exames, mas o senhor pode ver que aqui... Sinceramente, pode ser que demore algumas semanas pra ele conseguir. Se o senhor tiver condições, eu aconselho que transfira pra um hospital particular. Ele tem algum problema de saúde, fora o alcoolismo, alguma alergia?
André - Não sei, não convivo com ele.
Guerra - Câncer na família?
André - Também nunca tive contato com a família dele.
Guerra - De qualquer modo, ele está na fila pros exames. Se o senhor decidir transferir, me avise. 

O médico se afasta:
Beto - O que é que você está esperando, André? Ele não vai conseguir ser atendido aqui, vamos levar pra outro lugar.
André - Você sabe que eu me ofereci pra pagar um plano de saúde pra esse cara. Ele pegou o dinheiro e bebeu. Por que eu faria isso agora?
Beto - Porque é seu pai.

Gregório acorda, senta na maca ainda sentindo dor, mas tenta se levantar. André se aproxima e Gregório já vai puxando o soro:

Gregório - Tira esses negócios de mim. Não vou ficar aqui, não!
Beto - Calma, seu Gregório.
Gregório - Não encosta, não! Cadê meus troços? Eu tinha um trocado aqui, você pegou...? Me devolve!
André - Consegui outro hospital, o Dr. Guerra disse que a gente já pode te levar. Já chamei a ambulância.
Gregório - Eu não vou pra lugar nenhum. Você vai querer tirar onda de bonzinho pra cima de mim, depois de me tratar a vida toda como cachorro? Me dá uma grana pro táxi que está de bom tamanho.
André - Táxi pra ir pra onde?
Os dois começam a gritar.
Gregório - Não te interessa, moleque! Pra casa, pro inferno, pra longe de você!
André - Vai é beber de novo!
Gregório - Não começa a gritar, não!
André - Da próxima vez que você cair na sarjeta, faz um favor, não leva meu telefone no bolso, não! Deixa, Beto, deixa ele ir pra onde quiser!
Beto - André... Ele não está em condições...
André - Mas eu não vou levar esse infeliz pra lugar nenhum! Ainda mais à força!
Beto - Não é melhor avisar sua irmã? Não é ela quem cuida dele?
Gregório - Ninguém cuida de mim... A outra se mudou pra Minas com o marido, nem deixou o telefone, me largou sozinho!
André - Por que será, né?
Gregório sente uma dor forte no abdômen, baqueia.
André - Eu vou te tirar daqui, mas não é por que você merece. É por que eu quero me olhar no espelho e continuar tendo a certeza de que eu sou melhor do que você. Vamos pro outro hospital, pra ver se eles dão um jeito nessa dor.
Gregório - Qualquer coisa... Qualquer coisa pra parar com isso... É a perna, é a barriga...
André - Já deve ter conseguido furar esse estômago, sei lá o que você bebe.
Beto - Pega leve com ele, André...
André - Tá com pena? Leva pra você.

Quando chegam em um hospital particular, André fica sozinho, impaciente. O médico chega com vários resultados de exames nas mãos.

Dr. Santana - Seu pai já vem pro quarto.
André - Demorou. Foi só raio x mesmo?
Santana - Não, nós fizemos os exames de rotina, mas foi necessário fazer outros, mais específicos, pra saber a causa da dor.
André - Se o senhor visse como ele bebe... O estômago deve ser uma úlcera só. E a perna, quebrou mesmo?
Santana - Quebrou. Senhor André, nós já temos um diagnóstico.
André - Me chama de você. Que diagnóstico?
Santana - Infelizmente, o seu pai tem um câncer, em estágio muito adiantado, já tem metástase em outros órgãos.
André fica aturdido com a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário