sexta-feira, 11 de março de 2011

PLANTÃO NT:Veja horários prováveis de chegada do tsunami à costa da América Latina

Veja horários prováveis de chegada do
tsunami à costa da América Latina


A costa latino-americana, banhada pelo oceano Pacífico, começará a receber os eventuais tsunamis originados pelo potente terremoto desta sexta-feira (11) no Japão a partir das 16h45 na costa noroeste do México (13h45, em Brasília), segundo informações de diferentes centros meteorológicos.
As ondas gigantes já chegaram às Filipinas e Indonésia, porém enfraqueceram e não causaram danos.
O quadro abaixo indica em que momento os tsunamis devem se aproximar dos países da região latino-americana. Os horários são de Brasília.
México
Costa noroeste: 13h45
Acapulco: 16h00
Guatemala: 18h30
Honduras: 17h
El Salvador: 19h
Nicarágua: 19h30
Costa Rica: 19h30
Panamá: 20h
Colômbia: 20h50
Equador
Ilhas Galápagos: 19h30
Costas continentais: 21h30
Peru: entre 21h00 e 23h00
Chile
Ilha de Páscoa: 19h55
Arica: 23h44
Porto Williams: 03h de sábado (12)
Uma represa rompeu na cidade de Fukushima, no Japão, e várias casas foram arrastadas pelas águas, horas depois do terremoto e tsunami que atingiram a região nordeste do país, informou a agência de notícias japonesa Kyodo, de acordo com a agência de notícias France Presse. Fukushima é uma das cidades mais próximas do epicentro do tremor de 8,9 graus na escala Richter, e que atingiu profundidade 25 km, nesta sexta-feira (11).
Jiji Press/11.03.2011/AFPEste é o terremoto mais intenso a atingir o Japão em sua história. O abalo afetou ao menos uma usina nuclear, mas até o momento não foram registrados vazamentos radioativos, de acordo com a France Presse. A agência de notícias Reuters informou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os EUA enviaram com urgência seladores para as instalações nucleares do país. Ao menos 11 usinas foram esvaziadas e cerca de 7.000 pessoas tiveram de ser retiradas dos arredores da central que fica na região de Fukushima.
Há relatos de que um trem e um navio de passageiros desapareceram após a passagem do tsunami. O número de mortos varia, mas agências internacionais citam de 200 a 300 corpos encontrados na costa de uma das cidades atingidas, Sendai.

Agências de notícias também informam que as autoridades deram por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país. Uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação.

O barco pertence ao estaleiro do porto de Ishinomaki, informou a polícia, que ainda não conhece o destino da embarcação.
Brasileiros procuram parentes e entram em pânico
No Brasil, onde há uma grande comunidade de origem japonesa, muitos procuraram associações para saber de amigos e parentes. E muitos brasileiros no Japão também relataram os momentos de medo que viveram devido ao terremoto e ao tsunami.
A situação continua grave no país, que teve ao menos uma unidade petroquímica, perto da cidade de Sendai, em chamas. Apesar do incidente, a Petrobras, que opera instalações no Japão, informou que não sofreu danos. A rede americana CNN informa que há 80 focos de incêndio foram registrados no Japão.
Segundo o último balanço oficial da Polícia Nacional do Japão, até agora ao menos 60 morreram, 56 estão desaparecidos e 241 pessoas estão feridas.
Apesar do rigor com que o terremoto atingiu o Japão, a situação em outros países que também receberam o tsunami foi mais calma. A Indonésia, as Filipinas e o Estado americano do Havaí informaram que praticamente não houve danos. As ondas gigantes ainda devem atingir outros Estados, alguns deles na costa americana do Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário