sábado, 19 de março de 2011

Mais Um: MJ reclassifica episódios de "Os Simpsons"


Após "Araguaia" (Globo), "O Mundo Segundo os Brasileiros" (Band) e "Camaleões" (SBT), o Ministério da Justiça fez sentir o peso de suas decisões mais uma vez. Nesta sexta (18), junto com o programa da Band e a novela do SBT, como informamos há pouco, o orgão reclassificou episódios de "Os Simpsons", exibido pela Globo nas manhãs de segunda a sexta dentro da "TV Globinho".
Os episódios que sofreram a reclassificação são da quinta e sexta temporada. De livres foram selados como impróprios para menores de 10 anos, com exibição em qualquer horário, e 12 anos, com exibição permitida a partir das 20h.
O despacho foi publicado na edição de hoje Diário Oficial da União. De acordo com a publicação, os episódios continham cenas de consumo de drogas lícitas e agressão física.
"Insensato" na mira
Após as últimas reclassificações, setores da Globo dão como certo que o próximo alvo do MJ será a novela "Insensato Coração". A obra contém cenas de agressão física, incitação ao sexo e palavrões. Atualmente a trama recebe o selo de 12 anos, tendo sua exibição permitida só a partir das 20h. Provavelmente será alterada para 14 (a partir das 21h), o que na prática não mudará nada, pois a novela é exibida por volta das 21h10.
Apreensão
Trabalhar sob temor de ter uma cena de uma novela ou quadro de um determinado programa reclassificado é  pavor dos executivos, autores e apresentadores nos últimos tempos.
A AR (Associação de Roteiristas) vem lutando contra as normas da Classificação Indicativa na TV. Nos últimos tempos integrantes da instituição levaram uma carta aberta aos principais meios de comunicação. Marcílio Moraes, presidente da associação, vem lutando contra as normas vigentes.
Fica no ar um pergunta que serve também como uma reflexão: Qual a diferença entre Classificação Indicativa de hoje e a ditadura que decepou a mídia de ontem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário