O formato de jornalismo popular consagrado pela Rede Record em praças de todo o país agora chega ao canal de Sílvio Santos. A comparação é inevitável, uma vez que os apresentadores dos programas veiculados pelas emissoras do SBT no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto foram contratados junto à rival.
Na emissora carioca, Rogério Forcolen que apresentava o Balanço Geral na Record Porto Alegre, e está à frente do Jornal do SBT Rio desde dezembro do ano passado. Em Ribeirão Preto, o comando do Noticidade é de Giuliano Marcos desde maio do ano passado, quando o jornalista foi contratado junto a TV Record da mesma cidade.
A apresentação em pé, com os dois se movimentando pelo estúdio e o espaço para brincadeiras e musicais, alia jornalismo e entretenimento. Uma fórmula explorada pela emissora do Bispo Macedo, e que já provocou profundas mudanças no jornalismo da Vênus Platinada, inclusive no Rio de Janeiro.
O que se espera hoje de um apresentador ou apresentadora de telejornal é que fale a linguagem do povo, sem exageros, mas se aproximando ao máximo da realidade do público que o assiste. Nesse aspecto, Forcolen e Giuliano, ainda que timidamente, vão criando uma nova identidade para o jornalismo do SBT.
A nova diretora artística e de programação, Daniela Beyruti, já demonstrou o desejo de mudanças no departamento de jornalismo da emissora e não será nenhuma surpresa se a fórmula chegar à cabeça de rede, em São Paulo. Vamos aguardar…
Nenhum comentário:
Postar um comentário