segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SBT Nordeste e TV Jornal transmitem debate inédito

Do JC Online
Mais de cem pessoas estão envolvidas nos preparativos do debate
Mais de cem pessoas estão envolvidas nos preparativos do debate
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Pela primeira vez no País, o SBT Nordeste, com produção da TV Jornal, realiza debate com enfoque regional com os candidatos à Presidência da República. Até o momento, confirmaram participação José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (Psol). A coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) ainda não confirmou a presença da ex-ministra. O encontro acontece nesta segunda-feira (20), com transmissão a partir das 21h20,  direto do auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O JC Online, UOL e mais três veículos acompanham tudo em tempo real.

A organização do debate terá como base o padrão norte-americano ao realizar uma discussão em torno de um único tema: a Região Nordeste. Diferente de outros embates televisivos, os candidatos também poderão se movimentar livremente. Não haverá bancadas fixas. Com duas horas, começando a partir das 21h30, a sabatina será retransmitida ao vivo por dez emissoras afiliadas ao SBT no Nordeste, distribuídas em oito estados. A  mediação será feita pelo apresentador do SBT, Carlos Nascimento. Como as emissoras atingem uma média de 40 milhões de telespectadores, a expectativa de audiência é grande.


Para o coordenador executivo do SBT Nordeste e diretor da TV Jornal, Luiz Carlos Gurgel, essa é uma contribuição importantíssima no sentido de levar ao telespectador as ideias dos candidatos a repeito dos problemas e desafios da região. "Lembramos que o Nordeste representa, aproximadamente, 1/4 da população brasileira e, embora esteja apresentando nos últimos anos crescimento econômico superior ao brasileiro ainda tem muitos problemas estruturais e índices de desenvolvimento humano inferiores a outras regiões do País. Esse debate irá, no mínimo, chamar a atenção do futuro presidente da República para essas questões", destacou Gurgel.

O superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Rodolfo Tourinho, explica que são debates como esse que fortalecem ainda mais a rede SBT no Nordeste. "Esse tipo de discussão com foco regional nunca foi feito na televisão brasileira e, por isso, a nossa expectativa é muito boa, pois irá comprovar a qualidade das emissoras afiliadas ao SBT na Região Nordeste. O debate é um instrumento democrático feito para conscientizar o eleitor."

FORMATO - O debate será dividido em quatro blocos: no primeiro, candidatos perguntam a candidatos, com direito a réplica e tréplica. Nos segundo e terceiro blocos, o embate continua entre os presidenciáveis, mas a diferença é que um terceiro irá comentar as respostas. Além disso, os candidatos responderão a perguntas feitas por jornalistas das emissoras afiliadas ao SBT no Nordeste. Em cada bloco, serão escolhidos três jornalistas diferentes para elaborar os questionamentos sobre a região. No quarto bloco, os internautas participarão por meio de perguntas enviadas anteriormente ao e-mail debate@sbtnordeste.com.br.

Segundo Luiz Carlos Gurgel, a capacidade do auditório da TV Jornal é de 330 lugares, mas o acesso ao debate será restrito a assessores, jornalistas convidados e diretores das emissoras do SBT Nordeste. Telespectadores do Recife, Salvador (BA) e Fortaleza (CE) que possuem equipamentos digitais poderão acompanhar através dessa tecnologia. 

"Entre as afiliadas do Nordeste, a TV Jornal foi escolhida por ser uma das maiores da região e apresentar infraestrutura técnica que permite levar a melhor qualidade de som e imagem para os telespectadores", explica o diretor executivo da emissora. Para que tudo funcione perfeitamente, mais de cem pessoas estão envolvidas entre técnicos, jornalistas e produtores.

ONLINE - A integração entre as mídias do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação mais uma vez vai ser usada para levar em primeira mão e com todos os detalhes os bastidores, o antes e o depois do encontro histórico. No JC Online, a equipe estará mobilizada para trazer – via redes sociais, em fotos, áudio, textos e muita interatividade – os principais momentos da discussão. Os cientistas políticos Túlio Velho Barreto e Clóvis Miyachi também acompanham o embate ao lado da equipe do JC Online. Logo depois do término do encontro, eles analisam a participação dos candidatos.

A partir das 20h30, o internauta escolhe como quer acompanhar e participar da transmissão colaborativa, que também é uma ação pioneira do portal, o primeiro do Nordeste a usar a ferramenta de web 2.0 Cover it Live em suas transmissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário